Vamos te ensinar a como vender mais com a PNL!

A PNL é uma técnica responsável por compreender o subconsciente dos seres humanos. Através desta ferramenta é possível saber o que uma marca/empresa precisa fazer para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

PNL significa Programação Neurolinguística e é um método muito poderoso para a comunicação e vendas. A técnica surgiu em 1973 quando John Grinder e Richard Bandler, ambos doutores em psicologia decidiram realizar um estudo sobre a excelência em comunicação.

Mas a PNL tem relação com o marketing? A resposta é sim. Para sabermos como comunicar com o nosso público alvo, é fundamental saber como esse público pensa e se comporta. A PNL diz que cada pessoa tem um mapa mental sobre a realidade, ou seja, cada indivíduo interpreta o que vê de uma maneira particular.

Sabendo isso, é possível estudar o comportamento humano. Toda a informação do mundo exterior vem até nós através dos sentidos, ou órgãos sensoriais (visão, olfato, audição, tato e paladar). Após esta informação percorrer o sistema nervoso e chegar ao cérebro ela será percebida, interpretada e processada.

Em resumo, a PNL é o estudo de como organizamos toda essa informação que atinge o nosso cérebro através dos sentidos e como percebemos o mundo através da interpretação. Através dela, o cérebro pode ser direcionado para alcançar o resultado esperado.

Quer saber quatro dicas de como colocar a PNL em prática para fidelizar seus clientes ou aumentar as suas vendas?

1. Utilize a técnica de espelhamento:

Saber entrar no clima da conversa e ter as mesmas atitudes corporais do outro pode ser a grande chave para conseguir conquistar a empatia do cliente. Dessa forma, o vendedor e o consumidor irão criar uma posição de identificação um com o outro.

Ao utilizar a técnica do espelhamento através de atitudes corporais e conseguir a identificação com o seu consumidor, a sua venda será mais facilitada.

Vou lhe dar um exemplo: Você chegou em uma empresa e precisa vender o seu serviço, mas o diretor para quem você precisa vender está em posição fechada (braços e pernas cruzados). Dessa forma, você deve fazer a mesma linguagem corporal dele, para gerar identificação.

O seu traje também diz muito sobre o que o cliente percebe de você e pode impactar no resultado final do negócio. Se adapte ao ambiente. Se você vai

atender um cliente que é dono da mecânica, não vá de terno e gravata. Conecte-se.

2. Cuide como você imposta sua voz:

Quem trabalha com vendas deve levar em consideração as maneiras de impostar a voz. O tom de voz pode parecer pouco influente para fechar uma venda, mas ele faz diferença durante todo o processo.

Ele pode ser utilizado a seu favor, ou até mesmo, contra você. O tom de voz correto transmite segurança, confiança, tranquilidade e credibilidade. Utilizando as duas técnicas juntas, espelhamento e impostação de voz, você pode obter bons resultados profissionais.

Imagine um vendedor agitado, com a voz trêmula, ou um vendedor cabisbaixo, com a voz de quem não acredita no que vende. Quais as chances de ele fechar um negócio?

Vou lhe dar um exemplo: Um vendedor chega a um escritório e se depara com o CEO da empresa gritando com os demais colegas. O vendedor experiente veria essa cena e traria a seu favor, pois sabe que um cliente nervoso ou agitado precisa de algo que o tranquilize e lhe tire daquela sensação.

Falando com uma voz mais calma e suave, respirando entre as falas, com um tom controlado e acolhedor, o vendedor pode conseguir converter a situação. Não seja o vendedor que deixa o cliente mais nervoso com o seu tom de voz e maneira de falar.

3. Humanize a sua empresa. Fale de seus desafios:

A sua empresa nasceu de alguma maneira e com alguma história interessante por trás, não é mesmo?! Use isso a seu favor. Todo mundo gosta de uma boa história. Conte como ela surgiu, fale dos seus sonhos antigos, como transformou sua empresa, de um sonho a algo real.

Fale da sua luta, das dificuldades enfrentadas. Cria a identificação com o seu cliente, ele também deve ter passado por dificuldades em algum momento da carreira, ou no início da sua empresa. As pessoas anseiam por humanização. Anseiam por se identificarem com o ambiente em que estão inseridas.

Vou lhe dar mais um exemplo: Imagine que você chegou na empresa para fechar a sua venda do mês. O primeiro passo é criar a identificação, então fale da sua empresa, da sua história, da sua luta e como é trabalhar nessa área.

Na grande maioria das vezes, o cliente tende a se abrir e expor suas reais necessidades. É nesse momento que você entra e oferece o produto ou serviço que mais se adapte às necessidades do cliente.

4. Faça uma proposta irresistível:

Após praticar as três técnicas mencionadas acima, você já estará pronto para o xeque-mate. Não faça qualquer proposta para o seu cliente, faça uma proposta irresistível.

Coloque valor na sua oferta, tudo o que você vai agregar para o seu cliente. Todos os benefícios que ele terá com esse negócio. Dê garantias, uma bonificação ou até mesmo desconto se for preciso. Faça com que o seu cliente se sinta único e mostre que a proposta foi criada exclusivamente para a necessidade dele.

Já anotou todas as dicas sobre como usar a PNL para aumentar as suas vendas e fidelizar os seus clientes? Então corra para praticar! Se precisar de ajuda, nós da 97K estamos à sua disposição para impulsionar as suas vendas.